sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Abertura das Paralimpíadas – Rio 2016



Nesta quarta-feira, dia sete de setembro, significativo dia ao povo brasileiro, por ser o dia em que comemoramos o dia da independência do Brasil, teve início às paralimpíadas.

As Paralimpíadas – Rio 2016, deveriam ser os jogos da inclusão, seguindo aos Jogos Olímpicos, mas a realidade é que o Brasil está muito distante de ser um pais inclusivo, existem muitas leis e uma teórica política inclusiva, mas, na prática a nossa arquitetura urbana está a anos luz de ser inclusiva, em muitos lugares até as pessoas sem qualquer necessidade especial tem dificuldade em caminhar, não existe respeito ao cidadão com deficiência muito menos com as vagas exclusivas, as vagas de emprego são só para cumprir tabela, não existem para pessoas com formação superior, entre um universo de outros desrespeitos a que são submetidos os deficientes no Brasil.

O reflexo desta indiferença brasileira se mostra claramente no espaço em que a mídia tem destinado ao evento, as Olimpíadas tiveram a sua abertura e suas provas amplamente divulgadas em tempo real por quase todos os canais da TV aberta, dezesseis canais da TV a cabo e vinte canais da internet, já as Paralimpíadas, sem interesse de patrocinadores, nem da própria mídia, teve a sua abertura apresentada minimamente nos jornais da TV aberta, que também apresenta tão somente as conquistas de medalhas brasileiras, a cobertura está sendo feita apenas por quatro canais da TV a cabo e não em tempo integral.

Onde está a inclusão?

Com certeza não na mídia, pena, esta seria uma oportunidade única de apresentar a toda sociedade brasileira, aqueles que reclamam de seus trabalhos, de seus estudos, de suas vidas um verdadeiro exemplo de superação.

A parte disso tudo, a abertura da paralimpíada foi um verdadeiro show, foi surpreendente, fez frente a abertura das olimpíadas em grandeza e pompa.






O ponto mais alto da abertura foi a interação homem/máquina, quando a modelo e paratleta Amy Purd dançou com um robô industrial.


Os jogos estão sendo maravilhosos e o público que está acompanhando os jogos já é o segundo maior público de uma paralimpíada, mas, considerando os ingressos que ainda estão à venda, poderá se tornar o primeiro.




As Paralimpíadas – Rio 2016 encerrarão em 18/09, até lá todos serão muito bem-vindos para assisti-la.

Nenhum comentário:

Postar um comentário