segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Final da Olimpíadas Rio 2016



Chegou ao final a trigésima primeira edição dos jogos olímpicos da era moderna, a Rio 2016, para nós, brasileiros ficou um saldo positivo da melhor participação em uma edição de jogos olímpicos, um 13º lugar no quadro geral de medalhas, com 19 medalhas, sendo: 6 medalhas de bronze, 6 medalhas de prata e 7 medalhas de ouro, entre elas a tão sonhada medalha de ouro no futebol.

Fica aqui o meu cumprimento e o meu respeito aos nossos medalhistas, não só como atletas, mas, como verdadeiros heróis. Tirando a nossa equipe de futebol, cujo salário dos atletas se equivale ao da NBA americana e levou a medalha de ouro pela primeira vez, enquanto o basquete americano só perdeu a medalha de ouro em duas edições olímpicas, os demais medalhistas têm uma receita bem pequena, quando tem, sacrificam-se a um nível desumano, sem qualquer apoio e por vezes patrocínio e ainda tem o orgulho de se dizerem brasileiros no momento de suas conquistas.

O que restou da olimpíada para o nosso hoje, foi a pergunta: “Qual o legado da olimpíada? ”.

Muito difícil responder, o tempo irá nos mostrar, mas, a verdade é que nada irá mudar se não fizermos nada de novo, de diferente.

O que há de comum em todas as potências olímpicas é o fato do esporte ser um elemento de inclusão social, uma oportunidade real de ascensão social.

Aqui no Brasil nós começamos a falar em inclusão escolar das pessoas com necessidades especiais, mas, a realidade é que mal conseguimos incluir as crianças sem qualquer necessidade na escola, na sociedade ou em qualquer outra coisa, o nosso governo trata educação como um custo, um gasto, uma despesa e não como um investimento, professor no Brasil é a profissão menos valorizada e mais desrespeitada até nos grandes centros, as escolas são mal equipadas e mesmo nos grandes centros, onde ainda encontramos algumas escolas públicas melhor equipadas, não tem professores para práticas esportivas, não existem políticas públicas para as práticas esportivas, não existem campeonatos municipais, estaduais e nacionais para todos os esportes e para aqueles que ainda existe algum tipo de campeonato organizado pela federação pertinente, não existe divulgação, muito menos espaço na mídia e consequentemente, não existe patrocínio.

O Brasil tem uma população de aproximadamente duzentos milhões de pessoas, com certeza no meio desta população devem existir bons atletas em todas as modalidades, assim como bons médicos, engenheiros, advogados e etc., mas, com a política pública atual e com o valor dado atualmente a educação a verdade é que aqueles poucos menos favorecidos que chegam a um diploma superior, que conhecem e praticam algum esporte e se tornam medalhistas olímpicos, são na realidade verdadeiros heróis.


E para você? Qual será o legado da olimpíada na sua opinião?

Um comentário:

  1. O legado é do ponto de vista físico a melhora, ao menos temporária, da infraestrutura de transporte e estádios de primeiro mundo, cuja utilização futura pela comunidade é duvidosa.
    Do ponto de vista da imagem do Pais creio que melhorou um pouco a visão sobre nossa capacidade organizativa e sobre a segurança em eventos de grande porte e a segurança no Rio de Janeiro, porque quando as paraolimpíadas e as eleições do Rio tiverem acabado e o excelente trabalho da Guarda nacional tiver se encerrado temo que voltaremos a estaca zero nesse aspecto.

    ResponderExcluir