domingo, 29 de novembro de 2015

Palestra: Comunicação e Inclusão



No dia 26/11/15, última quinta-feira, eu estive no Instituto Federal, IFESP – Campus Registro, palestrando juntamente com a minha esposa Cláudia Italiano, sobre o tema “Comunicação e Inclusão”.




O evento foi uma iniciativa do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) do Instituto Federal São Paulo – Campus Registro, que nos reuniu a uma plateia seleta, educada, inteligente, interessada, focada e acima de tudo participativa.






  
Com as condições oferecidas e a plateia de nível, o difícil mesmo foi conseguir respeitar o horário.

Eu e minha esposa nos apresentamos




Eu falei alguns minutos sobre a minha vida, não só quanto ao meu curriculum, mas, também quanto as minhas atividades extracurriculares, lembrando que nenhum de nós está livre de desenvolver uma deficiência.




Difícil fazer uma palestra sobre comunicação, em plena era da comunicação, sem fazer alusão a esta imagem emblemática sobre o assunto que circula nas redes sociais, ele nos remete a uma reflexão, sobre a utilização que fazemos da comunicação nos dias atuais.


Eu apresentei a origem da palavra “comunicação” e a importância que ela deveria ter em uma organização social como a nossa, mas, salientando o quanto o preconceito pode impedir que esta poderosa ferramenta que é a “comunicação”, possa atingir o seu objetivo pleno.



Aqui o momento em que eu conto uma passagem que ocorreu no Hospital São Luiz, onde, eu levei a minha esposa que teve um dedo fraturado, eu cheguei ao hospital dirigindo o meu carro adaptado, solicitei uma cadeira de rodas e o profissional que me recebeu, que me auxiliou a descer do carro e sentar na cadeira, quando me conduzia ao interior do hospital, se dirigiu a minha esposa em voz baixa perguntando o que eu tinha. Ele obviamente acreditava que a minha deficiência física era um fator impeditivo de comunicação e infelizmente o mundo é assim mesmo, eu fui atleta, sou formado em engenharia de produção, pós-graduado, com experiência internacional, fui executivo de uma grande multinacional, tomei decisões que envolveram milhões de dólares, mas, quando me reúno com amigos de décadas, eles evitam falar ne negócios ou política comigo.


Em contraposição a tudo isso, eu apresentei alguns deficientes que fizeram e fazem inveja aos meros mortais, por mais perfeitos que se achem:

Antonio Francisco Lisboa (O Aleijadinho)
Andrea Bocelli
Beethoven
Franklin Delano Roosevelt
Stephen Hawking
Entre muitos outros...

Fiz a apresentação do meu blog




Fiz a apresentação da minha nova forma de comunicação, o meu livro.




Apresentei o meu nome artístico A. H. Holliday e a minha primeira obra “Um homem, uma mulher e todas as cores do sexo”

O motivo do tema, por que o sexo? Porque o sexo é uma experiência comum a todos os humanos e como temos o costume de segregar tudo aquilo que não é igual, todos procuramos evitar comentários sobre as nossas experiências, pois, é um assunto delicado e a exposição de uma ideia, pode levar a maioria do nosso grupo a nos ver com outros olhos e talvez nos segregar, também porque sexo é um assunto de difícil comunicação entre pais e filhos mesmo em tempos atuais.

O livro conta uma história fictícia, com uma linguagem direta, por vezes inocente, por vezes hilária e por vezes explicita e visa trazer à tona, todos os preconceitos e dúvidas que envolvem o tema “sexo”, bem como demonstrar que a prática de sexo, desta ou daquela forma, não implica em desvio de moral, se nas questões que envolvam outras pessoas, os seus atos sejam impecáveis. Os fatos narrados nas partes explicitas, são resultado de anos de pesquisas em diversos círculos sócio culturais, foram utilizados aqueles que mais apareceram.

Interessados em saberem mais sobre a obra ou adquiri-la, devem clicar no link abaixo:

https://agbook.com.br/book/203360--As_Cores_do_Sexo


Falei ainda sobre o meu segundo livro, “O diário de um vencedor”, que deverá ser editado até a metade do próximo ano e sobre um terceiro livro que já está em projeto.




Então, fiz a introdução da importância da “comunicação” como ferramenta de “inclusão”, para as pessoas que já nascem com alguma deficiência e passei a palavra a minha esposa Claudia Italiano, que é professora altamente capacitada na pedagogia infantil inclusiva, tem a sua vida dedicada a alunos portadores de necessidades especiais e que com maestria apresentou todo o seu trabalho, métodos e até equipamentos especiais disponíveis.










Querendo conhecer mais o trabalho da minha esposa clique no link abaixo:






Aqui temos a participação de nossa amiga Giane que trabalha com a minha esposa, foi conosco e nos auxiliou em muitas oportunidades.





Assim encerramos a palestra.





Fica aqui o meu agradecimento a plateia maravilhosa que tão bem nos recebeu, ao pessoal do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) do Instituto Federal São Paulo – Campus Registro, Amanda, Janaína, Herbert e em especial ao meu amigo Jair.




Jair, quando você deixou São Paulo, eu disse que não te desejaria “sorte”, pois, eu não acredito em sorte, acredito em trabalho sério e competência e “competência” você tem de sobra, trabalho sério também é uma marca sua, as vezes encontramos algumas oposições, enfrentamos alguns preconceitos e temos que conviver com algumas vaidades, mas, um projeto nasce em um sonho, uma revolução nasce em uma resistência e toda caminhada nasce no primeiro passo, no mais, como diria Clarice Lispector, "...a direção é mais importante que a velocidade...".

Um comentário: