sexta-feira, 21 de junho de 2013

O Brasil deficiente

Para os muitos que me lêem no exterior, fica aqui uma pequena explicação sobre as recentes manifestações do país.


Nós somos um povo hibrido que nunca vimos nosso país como uma nação, mas, sim como um pedaço do planeta Terra, aqui todos os povos com seus costumes, suas religiões e suas convicções são respeitados e recebidos como seres humanos, como iguais.

Existe um grande porém, a administração deste pedaço do planeta Terra só foi justa até 21 de abril de 1500, depois desta data tudo mudou, corrupção, direitos diferentes paras pessoas diferentes, nenhuma distribuição de renda, nenhum investimento no povo.


Na era colonial, pagávamos a Portugal um quinto de nossa receita a título de imposto, hoje pagamos dois quintos de nossa receita ao governo local e temos menos escolas, menos hospitais e menos segurança do que na era colonial.

O brasileiro é dono de uma paciência histórica e uma fé perene por dias melhores, mas, tudo tem um limite, hoje temos parlamentares condenados exercendo função publica e rindo de nossas caras, gastando parte daqueles dois quintos de nossas receitas, temos parlamentares tentando criar leis que impeçam a lei de ser aplicada sobre eles e que impeçam a divulgação das barbaridades que cometem, enquanto isso, somos assaltados nas ruas, perdemos nossos filhos para a violência, nos faltam escolas, nos falta atendimento médico hospitalar.


O brasileiro não é contra a Copa do Mundo, nem contra a seleção,muito menos contra os estrangeiros, ele apenas deseja que o seu governo tenha o mesmo empenho na construção de escolas, de hospitais que teve na construção dos estádios para a copa, ele espera que o seu governo de a ele a mesma segurança que está dando as seleções estrangeiras.


Em 513 anos a única coisa que foi democratizada neste país foi a escravidão, no lugar na senzala o sistema de habitação, no lugar do cuidado, o sistema de saúde, no lugar da alimentação, a cesta básica e no lugar da chibata o salário mínimo.



No Brasil, segundo o IBGE, 45,6 milhões de pessoas tem alguma deficiência, ou seja 23,9% da população do país. O IBGE não possui nenhum dado sobre quantos destes adquiriram esta deficiência por ineficiência do estado, um erro médico no natal ou pré-natal e até uma doença não diagnosticada no SUS, um atendimento tardio ou erro médico em um atendimento a um acidente doméstico ou de transito, uma via publica sem manutenção ou iluminação que levam a um acidente, um ferimento durante um assalto, são as causas mais comuns de deficiência neste país, mas, o estado se cala frente a elas.

A inclusão e a educação são obrigações mínimas do estado e direito dos deficientes, o transporte publico e uma vida social, também são obrigações do estado e não um favor como o governo parece achar.

Conseguir a aposentadoria por invalidez no Brasil é uma verdadeira epopéia, apesar de você ter um laudo de uma doença degenerativa e incurável, você tem que enfrentar uma humilhante maratona de visitas ao INSS, ser atendido com má vontade e desdenho por médicos que tem por instrução evitar a concessão de aposentadoria e passar por um longo período de auxilio doença. Por que esta demora se você tem uma doença incurável? Quando finalmente você consegue a aposentadoria vem a surpresa, o valor desta aposentadoria. Quando eu comecei a trabalhar, era recolhido um valor para o INSS referente ao meu trabalho que tinha o teto de até 20 salários mínimos, depois este valor foi revisto para o teto de 10 salários mínimos, em toda a minha vida eu nunca paguei menos que o teto, seria lógico que eu recebesse ao menos este teto de 10 salários mínimos, mas, na hora do governo pagar a história muda.

O aposentado por invalidez é um condenado, no Brasil todo aposentado continua trabalhando para completar sua renda e no Brasil todo deficiente consegue no máximo um sub-emprego apesar de seu currículo e seus diplomas, mas, acima de tudo, no Brasil o aposentado por invalidez é proibido de trabalhar mesmo que seja como “peso de papel”, sob a pena de perder o benefício e ser processado pelo estado.

A constituição diz que todos os brasileiros são iguais, mas, os aposentados do congresso, mesmo por invalidez ganham 20 a 30 vezes mais do que eu e ainda existem os que estão aposentados por terem sido terroristas que também recebem bem mais.

Todos os benefícios concedidos pela lei aos deficientes são timidamente divulgados e conseguí-los é um parto que demanda tempo e dinheiro, como o direito de comprar um carro com isenção de impostos.

O que mais falta aqueles que adquiriram alguma deficiência é a real inclusão, se no instante em que você adquiriu uma deficiência você não estiver trabalhando, muito provavelmente você ficará muito tempo sem receber, ficara inadimplente, com o nome negativado e sem a menor possibilidade de se recuperar, o governo não tem nenhum plano para estes casos, você não poderá utilizar nenhum dos demais benefícios e fim.


Por esses motivos é que nós deficientes apoiamos estes movimentos e agradecemos aos que nele estão indo, na certeza de que são nossa voz, nossas pernas e braços.


2 comentários:

  1. Obrigado pelo artigo par nos estrangeiros. Escevi isso para vcs e uma colega traduziu: http://www.rollingrains.com/rio_2016/2013/06/orgulho-na-deficiencia-e-viagem-global.html

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela síntese do "nosso Brasil" não deles.
    Mário Ferreira

    ResponderExcluir