segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Final das Paralimpíadas Rio 2016



Chegou ao final os Jogos Paralímpicos Rio 2016, para nós, brasileiros ficou o saldo positivo da melhor participação em uma edição de jogos paralímpicos, um 8º lugar no quadro geral de medalhas, com 72 medalhas, sendo: 29 medalhas de bronze, 29 medalhas de prata e 14 medalhas de ouro.

Fica aqui o meu cumprimento e o meu respeito, não só aos nossos medalhistas, como a todo o time paralímpico Brasil, porque se ser atleta neste país já significa ser um verdadeiro herói, ser um paratleta ´então, é uma epopeia digna de “Ulisses”, falta tudo, falta apoio, falta incentivo, falta política, faltam campeonatos, a maioria das empresas nem querem ter funcionários deficientes, com medo de ter a imagem da empresa maculada, quanto mais patrocinar um esporte paraolímpico, a mídia que defende incluir em suas novelas, a prostituição, corrupção, trafico, não demonstrou interesse em divulgar o segundo maior evento esportivo do planeta, como se apresentar uma paralimpíada fosse comparável a apresentar um show de horrores.

A verdade é que quando você nasce ou se torna deficiente, você ganha da vida uma oportunidade de se superar, superar as suas dores, superar as indiferenças, superar os preconceitos e é com este espírito de superação, que os nossos paratletas vão em busca de um lugar ao sol.



Quando a olimpíada se encerrou, ficou a pergunta: “Qual o legado da olimpíada? ”, esta pergunta eu não sei responder, mas a pergunta de hoje é: “Qual o legado da paralimpíada? ”, e a esta eu responderia: “Esperança”.

Esperança porque quando as paralimpíadas estavam para iniciar, com poucos patrocinadores, sem apoio da mídia, tudo indicava que o evento seria um fracasso, mas, os jogos começaram e o povo abraçou a causa, cada vez mais gente começou a se interessar, no final de semana de 10 e 11 de setembro, o parque olímpico recebeu quase 170 mil pessoas, batendo o recorde de circulação de pessoas das olimpíadas que teve uma super divulgação. No final os jogos paraolímpicos receberam um público total de 2 milhões e cem mil pessoas, a mascote das paralimpíadas o “Tom”, teve mais vendas que a mascote “Vinícius” das olimpíadas.

Sem divulgação, o povo brasileiro fez a diferença, é verdade que muita gente foi lá conhecer o parque olímpico, pois, os preços dos ingressos eram bem inferiores que os das olimpíadas, também os transportes e hospedagem estavam mais em conta, mas, os paratletas de todo o mundo, com uma alegria contagiante e com uma superação incansável, tocaram o coração do povo brasileiro.

As pessoas que assistiram a ao menos uma atividade, se encantaram com a performance dos paratletas e passaram a nutrir um respeito especial pelos deficientes, passaram a melhor observar a arquitetura da cidade, os transportes, tudo.

Você pode pensar que em um pais com 200 milhões de habitantes, 2 milhões e 100 mil é uma gota e realmente é uma gota, mas é uma gota que atingiu ao povo, sem apoio de mídia, é uma semente que tem tudo para crescer, porque quem constrói uma nação, não é o político, não é o partido, não é o regime, não são as leis, não são os governantes, muito menos é a mídia, quem constrói uma nação é o seu povo.

Parabéns a todos os paratletas do mundo e parabéns ao povo brasileiro.




Na sequência eu abrir um espaço no meu blog para postar as palavras de algumas pessoas que estiveram no evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário